quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fotometria Simulada


Achei um site muito legal que simula a fotometria (que é o equilíbrio entre ISO, velocidade e abertura).

Sem desespero. Eu mesma ainda não domino muito bem esse tipo de linguagem (mas estou pesquisando e logo, logo compartilho de uma maneira menos complicada), mas dá para se entender.

Ali na foto, onde está escrito "aperture", você vai regular o diafragma. Ele é sempre indicado por f/algum número. Quanto menor o número, mais luz entrará na lente. Ou seja: quanto menor for o número, mais abertura e quanto maior for o número, mais abertura.


Posso estar falando besteira, mas acredito que na lomo, o tempo de abertura do diafragma vai no olhômetro, uma vez que não há lugar para regular isso direito. O que temos são aquelas regulagens de Ensolarado, Parcialmente nublado etc. Numa Canon, por exemplo, essas indicações vêm numeradas na lente:


Já ali onde está escrito "shutter" vai regular o tempo que você segura seu disparador. Isso implica em quanto tempo o obturador vai ficar aberto para a luz entrar - no tempo de exposição. Ele é sempre indicado por 1/algum número, pois calcula quantos segundos o disparador vai estar acionado - o obturador vai estar aberto. Ali na imagem que eu tirei do site, por exemplo, o obturador estava regulado para 1/15 segundos.
Na lomo, você vai fazer isso contando mentalmente, já que a câmera é manual.

Segundo este simulador, se o tracinho da parte de baixo estiver colado no traço do meio, a fotometria está perfeita, está equilibrada. Se o tracinho tender aos números negativos, estará mais escura e, se tender aos números positivos, estará mais clara.



Ali em "Focal length", a minha Diana é 75 mm, uma opção que não é possível nesse simulador. Isso vem escrito em toda lente, é bem fácil de ver.

E "Distance" é a distância que o seu objeto está. Já falamos sobre isso aqui.

O nome do site é CameraSim, e eu acho muito legal para nos acostumarmos com esse tipo de linguagem técnica, que é útil não só à lomografia como à qualquer gênero e grau de fotografia.

Prometo que, em breve, venho com informações mais claras a respeito de diafragma e obturador!




Nenhum comentário:

Postar um comentário