segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicionário do Principiante

Esses dias, achei um texto bem legal para quem ainda não entende termos técnicos da Lomografia/fotografia. Dá uma luz de lanterninha de cinema na cabeça de quem está começando.

Dá uma olhada:

Termos Fotográficos 


Abertura – A palavra ‘abertura’ se refere ao tamanho do buraco que permite que a luz entre dentro da câmera. No linguajar simples, uma grande abertura significa que muita luz conseguirá entrar na sua câmera na hora que você bater uma foto; uma pequena abertura significa que menos luz será capaz de entrar na câmera. Diversas câmeras permitem que você ajuste a abertura enquanto outras possuem uma abertura fixa.
ISO – O Número do ISO de um filme se refere a sua velocidade ou sensibilidade a luz. Um filme com um número de ISO baixo (como o 100) será menos sensível a luz e geralmente irá produzir imagens menos granuladas; é melhor usar filmes com essa velocidade em dias claros e de sol. Em contraste, filmes com número de ISO alto (como o 800) serão mais sensíveis a luz, portanto é melhor utilizá-los em dias nublados.
Múltiplas Exposições – Uma foto em múltipla exposição (ou MX) é aquela em que duas ou mais fotos são tiradas no mesmo frame. Diversas câmeras Lomography permitem que você faça múltiplas exposições; algumas delas são a LC-A+, LC-Wide, La Sardina, Diana F+, Diana Mini e Sprocket Rocket.
Half-Frame – Câmeras Half-frame permitem que você faça 2 fotos em 1 frame padrão de 35mm. Isso significa que você pode bater 72 fotos em 1 rolo de filme ao invés das tradicionais 36! Duas câmeras Lomography possuem a opção half-frame; a bonita Diana Mini e a talentosa LC-Wide – Dê um look nelas! 

 Legal, né? Tirei tudo daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário