quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como Fazer Lightpainting

Sempre fui apaixonada por Lightpainting, mas não fazia a mínima idéia de como acontecia. Na minha cabeça, era só questão de sorte.

Pois, para minha alegria, descobri que não é questão de sorte e, sim, alguma técnica. E não é nada difícil! 

Como ainda não tentei fazer (mas certamente vou, e trarei o resultado assim que revelar o filme), peguei fotos espalhadas pela internet. Mas vou explicar direitinho como se faz.

Material

Para fazer o seu lightpainting, você vai precisar:

1. Sua lomo (dã);
2. Algum lugar para apoiar sua câmera (se tiver um tripé, é o ideal);
3. Lanterna(s);
4. Escuridão;
5. Papel celofane, mas esse é opcional.



A primeira coisa a se fazer é regular a lomo para luz artificial: ou seja, puxar para o B. Se você tentar fazer um lightpainting na praia ao meio-dia, não vai chegar nem perto de conseguir. O lightpainting só acontece em lugares escuros. Nessa foto aí em cima, parece que não, mas com certeza devia estar escuro e a foto foi tratada depois no Lightroom, Photoshop ou algum do tipo. Também é aconselhável que se use roupas escuras (se alguma pessoa participar do lightpainting) para dar destaque à luz.

Câmera regulada, apoie-a em algum lugar para não desfocar a luz. O tripé é perfeito para essa (e várias outras) ocasiões, mas sei que quase ninguém tem, né? Eu sempre uso meu banquinho de madeira de tripé (:


Quanto às lanternas, isso depende de como você vai querer seu lightpainting. Se você quiser um mais fininho, use uma lanterna pequena ou aqueles lasers vermelhinhos, sabe? Para fazer cores diferentes, como na foto acima, você pode envolver sua lanterna com papel celofane de cores variadas. Assim, vai ter um lightpainting azul, outro vermelho... Sem papel celofane, eles devem ficar amarelinhos.


Com tudo preparado, só o que você vai precisar fazer é segurar o disparador tentando não se mexer enquanto todo o light painting acontece. Você só deve soltar o disparador quando terminar. Se houver uma pessoa junto desse lightpainting, a pessoa deve tentar ao máximo ficar imóvel (o que é bem complicado) para não borrar a foto.

Bom, instruções dadas. Depois delas, tudo que você vai precisar é da sua criatividade. Estou realmente muito feliz de ter descoberto como se faz isso! 

Quem ainda não tiver entendido direitinho, tem um vídeo que me ajudou bastante:



Agora é com vocês. Bom lightpainting!


2 comentários:

  1. Esse post me ajudou muito, obrigada! :)
    Descobri seu blog há pouco mas já estou adorando! Recentemente comprei uma mini Diana e estava preocupada de não conseguir usar bem, mas agora estou mais confiante.
    Continue com o bom trabalho :)!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriela! Que bom que você tem gostado do blog, e fico muito feliz que tenha ajudado você. A intenção é essa (:

    Mas olha, migrei daqui pro Wordpress. Lá já tem várias novidades, e aqui ficou abandonado pela migração. O link novo é http://loamolomoparaleigos.wordpress.com
    Dá uma passada lá! Atualizo várias vezes por semana.

    ResponderExcluir